Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 29/04/2025, às 12h52
Identificada como proprietária de uma pensão no bairro Campos Elíseos, no centro de São Paulo, uma mulher de 37 anos foi presa na última segunda-feira (28) por envolvimento com tráfico de drogas e desobediência.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram apreendidos celulares, porções de crack, balanças de precisão e mais de R$ 1,4 mil em espécie durante a busca.
O local onde a suspeita foi encontrada já era conhecido pela polícia; em agosto do ano passado, foi alvo da Operação Downtown — uma força-tarefa conjunta entre as Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e o Ministério Público.
Na ocasião, a pensão foi interditada por ordem judicial após denúncias de que o local funcionava como ponto de venda e consumo de drogas, além de servir para lavagem de dinheiro do crime organizado. Apesar das descobertas, a mulher reabriu o espaço sem autorização legal.
O funcionamento do imóvel já havia sido proibido anteriormente. De acordo com os investigadores, a mulher era um alvo de apurações anteriores por envolvimento com o tráfico na região, sendo considerada uma figura conhecida no fornecimento de substâncias ilícitas.
No dia 1º de abril, a recepcionista da pensão foi presa em flagrante após agentes encontrarem drogas escondidas dentro de um sofá, além de uma grande quantia de dinheiro vivo.
Equipes do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) estiveram no endereço quatro dias antes da prisão para acompanhar uma fiscalização voltada às instalações residenciais. Ali foi constatado que o local operava de forma irregular, sem aprovação da prefeitura e com condições precárias de higiene.
A Polícia Militar retornou ao imóvel após receber uma denúncia de que uma mulher estaria disponibilizando quartos para usuários de drogas e atuando diretamente na venda de substâncias ilícitas pela região.
A suspeita tentou fugir com uma mochila assim que notou a presença das autoridades, mas foi abordada ainda na pensão. Policiais apreenderam os objetos e a mulher foi presa após ser encaminhada ao 3° Distrito Policial (Campos Elíseos).
Classificação Indicativa: Livre