Política
Publicado em 27/04/2025, às 08h00 Redação BNews São Paulo
O estado de São Paulo se destaca mais uma vez no cenário nacional — desta vez, pela presença de áreas verdes. Segundo dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado concentra 12 das 15 cidades mais arborizadas do país entre aquelas com mais de 100 mil habitantes.
Birigui, na região de Araçatuba, lidera como a cidade mais arborizada do país. Depois, vêm Sertãozinho, no interior de São Paulo, e São José do Rio Preto, um importante centro regional no noroeste do estado. Outras cidades notáveis são Araçatuba (8º lugar), Ourinhos (9º), Jaú (10º), Araraquara (11º) e Marília (12º).
A vegetação urbana não apenas embeleza as cidades como também tem papel fundamental na qualidade de vida da população. Árvores nas ruas ajudam a melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor e preservar o equilíbrio dos ecossistemas urbanos.
Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo, diz que o reconhecimento do IBGE mostra que São Paulo é um exemplo de desenvolvimento sustentável e turismo. “São Paulo é o estado mais visitado do Brasil e o que mais investe em sustentabilidade urbana. Isso reforça nosso compromisso com a hospitalidade e o meio ambiente”, afirma para a Agência SP.
Entre as cidades listadas, várias são reconhecidas como Municípios de Interesse Turístico (MITs), como Sertãozinho, São José do Rio Preto, Jaú e Marília. A infraestrutura turística, aliada à preservação ambiental, vem atraindo cada vez mais visitantes — especialmente no segmento de turismo de lazer, que representa cerca de 49% das viagens feitas ao estado, segundo levantamento do CIET em parceria com a ABAV/Aviesp.
Além disso, São Paulo tem quase um terço da Mata Atlântica brasileira, uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo. O estado investe no turismo de natureza, rural e sustentável como um diferencial em relação a outros lugares.
Segundo a pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, 74% dos brasileiros vivem em ruas com árvores, beneficiando quase 115 milhões de pessoas com áreas verdes.
A arborização urbana é um patrimônio natural e social. E São Paulo segue mostrando que natureza e cidade podem — e devem — caminhar juntas.
Classificação Indicativa: Livre