Política
O estado de São Paulo deve enfrentar fortes chuvas e frente fria no início desta semana. De acordo com a Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE) da prefeitura, a Região Metropolitana de São Paulo e o litoral Norte serão as áreas mais afetadas pelos efeitos do clima.
Há previsão de temporais generalizados principalmente a partir do período da tarde, com queda de raio e vento forte. Já a média de temperatura mínima registrada na madrugada foi de 19 °C. Os termômetros não devem superar os 23 °C.
Nas demais regiões do estado, pode haver temporais, de forma mais localizada e sem acumulados elevados. A Defesa Civil prevê a possibilidade de transtornos, como queda de árvores e alagamentos.
Chuvas e frente frias são alerta para a Defesa Civil desde a última quinta-feira (24), quando o órgão emitiu um alerta para chuvas fortes em todo o estado de São Paulo.
As regiões mais afetadas incluem a Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, além de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Itapeva.
De acordo com a Defesa Civil, essas condições climáticas são resultado da atuação de um sistema de baixa pressão no interior do continente, da influência de ventos fortes nos altos níveis da atmosfera e da passagem de uma frente fria próxima à costa paulista.
Uma pesquisa da revista científica Chemosphere revelou que existe a presença de agrotóxicos na água da chuva que corre pelo estado de São Paulo.
O levantamento foi publicado em janeiro deste ano e chama a atenção para os impactos ambientais e seus riscos à saúde. Entre os locais mais afetados, estão as cidades de Campinas, Brotas e a própria capital paulista.
Leia mais: Chuvas contaminadas em SP: estudos revelam causas e riscos para a população
Classificação Indicativa: Livre