Política

Obras do Metrô aceleram e vão mudar a vida de quem se desloca pela Zona Leste de SP; confira

Foto: Divulgação/Governo de SP
Novo hub vai conectar as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral com entrega prevista até 2028; veja como será o complexo na zona leste  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Governo de SP

Publicado em 24/04/2025, às 15h34   Redação BNews São Paulo



As obras do Complexo Penha, peça-chave na ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, seguem em ritmo acelerado na Zona Leste da capital. Com 52% de avanço físico, o projeto vai integrar as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral, além do terminal de ônibus já em operação na região — criando um dos maiores polos de mobilidade urbana da cidade.

Atualmente, o foco das atividades está na criação das partes internas da futura estação Penha da Linha 2-Verde, com atividades de escavação, aplicação de concreto e cuidado com os túneis em vários pontos simultaneamente. A estação, que alcançará 25 metros abaixo da superfície e terá um tamanho de 17,5 mil m², está sendo montada para acomodar até 102 mil usuários diariamente. O local terá à disposição 43 escadas rolantes e 8 elevadores, facilitando o acesso e a movimentação de todos.

Na estação da Linha 11-Coral, os operários trabalham na fundação e nas estruturas internas, como pilares, vigas e revestimentos. Já na estação da Linha 3-Vermelha, em funcionamento, ocorre a ampliação do mezanino e instalação de coberturas metálicas para maior conforto dos usuários.

Uma das características marcantes dessa iniciativa é a aplicação de tuneladoras, popularmente chamadas de tatuzões. A máquina "Cora Coralina", que agora trabalha na escavação do trecho entre o Complexo Rapadura e Vila Prudente, será cuidadosamente desmontada e, em seguida, reconstruída para perfurar o caminho até a Penha. Após essa etapa, um novo equipamento será empregado na parte do percurso que continua em direção à Rodovia Dutra.

A ampliação da Linha 2-Verde acontecerá em duas etapas distintas. A primeira fase, que se estenderá até Vila Formosa, tem sua finalização agendada para 2027. Já a segunda, alcançando a Penha, deverá ser finalizada em 2028.

Ao todo, serão construídas 8 novas estações e implantados 8,4 km de vias, podendo transportar 320 mil usuários da Zona Leste diariamente, mostra a Agência SP.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp