Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 06/04/2025, às 10h20
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de um ato pró-anistia com seus apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (6).
Marcado para as 14h, o encontro contará com a presença de aliados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD-PR), nomes que vêm sendo apontados como possíveis candidatos à Presidência em 2026.
Também estão confirmadas as presenças de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, além de parlamentares como o deputado Nikolas Ferreira (PL) e o senador Rogério Marinho (PL-RN).
O foco principal do ato segue sendo o pedido de anistia para os envolvidos nos crimes de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e destruídas em Brasília.
Integrantes da família Bolsonaro e aliados, como Nikolas Ferreira, vêm usando o caso de Débora Rodrigues dos Santos — que escreveu com batom vermelho na estátua “A Justiça”, em frente ao STF — como símbolo dessa mobilização por perdão.
Michelle Bolsonaro, inclusive, convocou as mulheres a levarem batons para o protesto.
O protesto deste domingo foi organizado pelo pastor Silas Malafaia, aliado de Jair Bolsonaro. Responsável pelo financiamento do evento, o líder evangélico providenciou dois trios elétricos com capacidade de até 100 pessoas cada.
Um dos trios será reservado para Bolsonaro, Michelle e outras figuras centrais como Tarcísio de Freitas, Nikolas Ferreira, Rogério Marinho e a deputada Carol de Toni (PL-SC). Todos devem discursar.
Para registrar e transmitir a manifestação, Malafaia solicitou câmeras e drones para fazer a cobertura aérea do protesto.
Os trios ficarão posicionados no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Peixoto Gomide, próximo ao Masp. A expectativa entre os apoiadores é reunir cerca de 500 mil pessoas no ato. Veja a convocação de Jair Bolsonaro (PL):
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre